segunda-feira, 31 de março de 2008

VIVA NOSSA SENHORA DA PENHA!!!

"Virgem da penha, minha Alegria, Senhora Nossa, Ave Maria!" (hino oficial)


Nossa Senhora da Penha é a padroeira do Espírito Santo. Sua festa é comemorada sempre 8 dias após o domingo de Páscoa, ou seja, nesta segunda-feira.

O início da devoção à Nossa Mãezinha remonta à 1550 com a chegada do frei franciscano Pedro Palácios, que trazia consigo um quadro de Nossa Senhora das Alegrias. Conta a tradição que por três vezes a imagem sumiu da gruta onde ele "morava" e foi encontrada no alto do penedo, onde por fim o frei, com a ajuda dos habitantes locais, acabou construindo uma pequena capela.

Após um século de devoção filial deste povo Nossa Mãezinha ganhou novo lar, em um convento construído no cume da rocha. Ambos, a devoção à Nossa Senhora (agora, já que instalada sobre a rocha, chamada "da Penha") e o convento, continuam sendo sustento para a fé dos capixabas e a festa de nossa padroeira (uma das devoções marianas mais antigas do Brasil) só faz aumentar a cada ano, graças a Deus!


Uma das manifestações mais tradicionais da piedade do povo capixaba é a romaria dos homens, realizada na noite do sábado que antecede o dia da Virgem da Penha, à qual nos últimos anos eu tenho a graça de poder participar. Este ano, em que se comemora 50 anos da romaria, tivemos uma participação recorde de 135 mil romeiros (muito embora eu creia que haja uma deflação nesse número ;-) ).

Viva Nossa Senhora da Penha!!! Viva!!!

Abaixo deixo o vídeo de uma reportagem feita, salvo engano, em 2007.


E mais um, desta vez amador, mas de 2008:




Mais sobre Nossa Senhora da Penha:
http://www.franciscanos.org.br/penha/



"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt" (hoje mais do que nunca)

2 comentários:

César Castro disse...

A 1ºimagem acima não é de nossa senhora da penha é de nossa senhora das alegrias.fonte confiavel

Christiano O. Pereira disse...

A paz de Cristo!

De fato, a imagem é de Nossa Senhora das Alegrias, que, como conto no pequeno histórico, foi a imagem que Frei Pedro Palácios possuia e que por três vezes desapareceu, para ser encontrada no alto do morro.

Agradeço a visita e também o esclarecimento. ;-)

[]'s

Christiano